EQUOTERAPIA: CONTATO COM A NATUREZA EDESENVOLVIMENTO DECRIANÇAS COM TEA
Transtorno do Espectro do Autismo (TEA); Equoterapia; Contato com anatureza; Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano
Esta pesquisa em andamento,desenvolvida junto ao Grupo de Pesquisa “Laboratório de Pesquisa Crianças e Infâncias Amazônidas” – LAPCIA/Ufopa, destaca a relação entre o contato com a natureza e a Equoterapia de crianças com TEA, com base em estudo empírico desenvolvido junto ao programa de Equoterapia da Polícia Militar – PM de Santarém. Trata-se de investigar a experiência direta e intensa com a natureza promovida pela relação com o cavalo num ambiente equoterapêutico (picadeiro e entorno) e, em função disso, examinar o efeito dessa experiência no desenvolvimento da criança com TEA. A pesquisa tem como sustentação conceitual a Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano, a qual percebe o ambiente ecológico como um sistema de estruturas dinâmicas agrupadas de modo independente, incluindo desde o cuidado íntimo da criança pelo responsável até os contextos amplos, como escola, vizinhança, a cultura, entre outros que são parte da experiência cotidiana. O trabalho empírico prevê acompanhamento de quatro crianças com TEA praticantes da Equoterapia, desde o início do processo, e de suas famílias. Concomitantemente, far-se-á o estudo conceitual dos aspectos que compõem o problema: contato com a natureza na perspectiva da teoria bioecológica; Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e equoterapia. Espera-se, com essa proposta, contribuir na melhoria da qualidade de vida das pessoas com TEA atendidos na equoterapia, permitindo a análise das transformações desenvolvimentais e dos benefícios observados com esta terapia.