ICED

INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

Projetos de Pesquisa


: Visualizar Detalhes do Projeto de Pesquisa
ALEX JUNIOR DE FREITAS CABRAL
2023, Estudo das propriedades estruturais e magnéticas de ferritas do tipo espinélio e compostos relacionados produzidos por métodos químicos
2022, Síntese e Caracterização de Óxidos Magnéticos com Estrutura Perovskita Dupla
2020, Caracterização Estrutural e Magnética de Nanopartículas Híbridas do tipo Metal/Óxido Metálico
2020, Estudos das propriedades magnéticas de nanopartículas de ferrita de bismuto (BiFO3) e nanocompósitos de ferrita de bismuto (BiFeO3/Bi2Fe4O9)
ALFREDO PEDROSO DOS SANTOS JUNIOR
2020, Herpetofauna da subregião hidrográfica do Rio Tapajós, Brasil
ALICE FERREIRA RODRIGUES DIAS
2022, Desafios e caminhos para um ensino interdisciplinar na Amazônia: o caso de Santarém
ANSELMO ALENCAR COLARES
2021, Retratos das Escolas de Várzea na Amazônia Brasileira (Município de Santarém/PA)
2020, A EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA NA REGIÃO METROPOLITANA DE SANTARÉM/PA: SISTEMATIZAÇÃO E ANÁLISE DE INDICADORES, COMO APORTE HISTÓRICO PARA POLÍTICAS PÚBLICAS
CLAUDIA SILVA DE CASTRO
2021, Formação contínua em colaboração universidade-escola: perspectivas de investigação no contexto amazônico
CLAUDIR OLIVEIRA
2021, Mineração de dados educacionais: Estudos de indicadores da educação nos municípios da região Oeste do Pará
2020, Solução de Problemas Diretos e Inversos em cromatografia líquida em sistemas de Leito Móvel Simulado
DAIANE PINHEIRO
2022, Estágio supervisionado em Educação Especial e os modos de produção da profissionalidade de alunos do curso de pedagogia da Ufopa.
2020, Competências profissionais do professor de educação especial: Entre o perfil e a prática
DENIZE DE SOUZA CARNEIRO
2020, SITUAÇÃO SOCIOLINGUÍSTICA DOS INDÍGENAS NA AMAZÔNIA CENTRAL
DERCIO PENA DUARTE
2020, Memórias da criação dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Licenciatura Integrada em Biologia e Química na região oeste do Pará
DIEGO MARINHO DE GOIS
2022, Escolas e Ensino de História na Amazônia: Estudos do cotidiano, da cultura escolar, dos livros e materiais didáticos
DOUGLAS MOTA XAVIER DE LIMA
2022, Na rota dos relatos de embaixadas (Europa, século XV)
2022, A Idade Média nos livros didáticos de história
2020, Corte, Conselho e Diplomacia na Península Ibérica medieval (séculos XIV e XV)
2020, A arte sequencial na sala de aula: o potencial pedagógico das histórias em quadrinhos
EDIENE PENA FERREIRA
2020, Língua, gramática, variação e ensino
EDILAN DE SANT ANA QUARESMA
2023, Acompanhamento dos egressos do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR
2023, Métodos quantitativos em educação na Amazônia
2020, Métodos quantitativos em educação: um estudo bibliográfico
2020, Acompanhamento dos egressos do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR
EDNEA DO NASCIMENTO CARVALHO
2022, SUSTENTABILIDADE URBANA E REGIONAL: O CONTEXTO DA REGIÃO METROPOLITANA DE SANTARÉM- PARÁ- AMAZÔNIA.
EDNILSON SERGIO RAMALHO DE SOUZA
2020, RELAÇÕES DIALÓGICAS EM CICLOS DE MODELAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS E DE MATEMÁTICA
EDSON AKIRA ASANO
2020, A INTEGRAL DE TRAJETÓRIA DE FEYNMAN E SUAS APLICAÇÕES
ELDER KOEI ITIKAWA TANAKA
2020, Estudos Culturais, Literatura e Cinema em língua inglesa: relações entre as formas narrativas e a matéria histórica
ELENY BRANDAO CAVALCANTE
2023, A ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BILINGUE NO MUNICÍPIO DE SANTARÉM A ORANIZAÇAO DA EDUCAÇAO BINLINGUE PARA SURDOS NO MUNICÍPIO DE SANTARÉM
2021, EDUCAÇÃO DE SURDOS: UM ESTUDO DAS TESES E DISSERTAÇÕES DE 2013 a 2020
ELIANE CRISTINA FLEXA DUARTE
2020, Mapeamento de Práticas Inovadoras para a Inclusão Digital no processo de ensino e aprendizagem
EMERSON SILVA DE SOUSA
2020, ANÁLISE DE MODELOS: EXPLORANDO MODELOS MATEMÁTICOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
EVELINE ALMEIDA DE SOUSA
2021, As percepções sobre sociedade e natureza no Baixo Amazonas entre 1860 e 1910
EVERALDO ALMEIDA DO CARMO
2020, A elaboração de recursos didáticos para o ensino de ciências: contribuição para a formação de professores que ensinam ciências.
GABRIEL IKETANI COELHO
2023, DNA ambiental como instrumento de monitoramento rápida da biodiversidade
2022, DNA ambiental como instrumento de monitoramento rápida da biodiversidade
2020, CONSTRUÇÃO DE BANCOS DE DADOS BIOLÓGICOS PARA IDENTIFICAÇÃO MOLECULAR DA FAUNA AMAZÔNICA
2020, CIÊNTECA 3D: AVALIAÇÕES PARA E DA IMPLANTAÇÃO
2019, Qual a Natureza da Ciência? Diferentes respostas a partir de um olhar multidisciplinar
GEFFERSON RAMOS RODRIGUES
2023, Salvaguarda da Documentação da Diocese de Óbidos
2022, Digitalização de documentos do judiciário do século XIX na Amazônia Brasileira (1800-1900)
GILBERTO CESAR LOPES RODRIGUES
2021, Educação escolar Indígena no baixo tapajós: territorialização e identidade indígena
2020, INDIGENISMO, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA
GILSON CRUZ JUNIOR
2020, Cultura digital e a desterritorialização da aprendizagem: desafios e processos formativos emergentes em contextos educacionais formais e não formais
GISELE AFONSO BENTO MELLO
2020, Espongiários de origem lacustre: caracterização e avaliação da atividade catalítica frente à reação de (eletro)oxidação de álcoois
2020, Investigação da reatividade catalítica dos sítios superficiais de Pt frente à eletro-oxidação de glicose em meio neutro: estudo da dependência estrutura-reatividade e do mecanismo de oxidação
GLAUCO COHEN FERREIRA PANTOJA
2021, Representação, Afetividade e Identidade no Ensino de Ciências: estudando didática, currículo e avaliação
2019, Formação científica de professores e estudantes da Educação Básica em comunidades colaborativas na região Amazônica
HECTOR RENAN DA SILVEIRA CALIXTO
2023, Ensino de Libras: abordagens e estratégias na região Oeste do Pará
2023, Ensino de Libras: abordagens e estratégias na região Oeste do Pará
2023, Mapeando diálogos da Inclusão de Pessoas com Deficiência e Educação Especial
2020, Saberes e práticas na educação inclusiva: adaptações curriculares de pequeno porte para alunos surdos no Oeste do Pará
2020, REDIGIR – Refletir e Discutir a Graduação em Pedagogia: investigando registros
HELIUD LUIS MAIA MOURA
2020, PROCESSOS REFERENCIAIS EM NARRATIVAS ORAIS AMAZÔNICAS IMPLICAÇÕES SOCIOCOGNITIVAS E CULTURAIS
2020, ATIVIDADES DE LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONTEXTOS, REFLEXÕES E PROPOSTAS
2020, A LEITURA COMO ESPAÇO PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: HÁ UM OUTRO CAMINHO?
2020, PROJETO HISTÓRIA DO PORTUGUÊS AMAZÔNICO: UM ESTUDO DA MUDANÇA LINGUÍSTICA EM CONTEXTOS E PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS DE COMUNIDADES DAS REGIÕES DO MÉDIO E BAIXO AMAZONAS
2020, Perspectivas e Desafios do Processo Educacional Brasileiro em Comunidades Indígenas - Estudo de Caso Zo'é
2020, A LEITURA COMO ESPAÇO PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: HÁ UM OUTRO CAMINHO?
2020, CONTEXTOS E IDENTIDADES DE ESTUDANTES DA PERIFERIA: UM ESTUDO A PARTIR DA ANÁLISE DO DISCURSO CRÍTICA
ISABEL TERESA CREAO AUGUSTO
2020, Imigração e população no Baixo Amazonas: levantamento imigratório e de composição populacional a partir de certidões de casamento em Santarém (1890 - 1960)
JOACIR STOLARZ DE OLIVEIRA
2023, Haff - doença da urina preta: desenvolvimento de métodos para a detecção de toxinas envolvidas na intoxicação alimentar humana causada por pescado
2020, CARACTERIZAÇÃO BIOQUÍMICA E EFEITOS FISIOLÓGICOS DA PEÇONHA DE ESCORPIÕES DA FAMÍLIA BUTHIDAE DA REGIÃO AMAZÔNICA
JOSE AUGUSTO TESTON
2020, Diversidade e taxonomia de mariposas Arctiini (Lepidoptera, Erebidae, Arctiinae) no Brasil
JULIANA MATOS MARTINS
2023, Financiamento da Educação Integral na região metropolitana de Santarém, Pará
JULIO CESAR BASTOS FERNANDES
2020, Experimentos químicos para a acessibilidade de deficientes visuais.
KASSYA CHRISTINNA OLIVEIRA RODRIGUES
2020, A EDUCAÇÃO ESPECIAL DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL NAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SANTARÉM, ÓBIDOS, BELTERRA E MOJUÍ DOS CAMPOS NO PARÁ
KAUE SANTANA DA COSTA
2021, Desenvolvimento de base de dados e algoritmos de inteligência artificial para análise da quimiodiversidade brasileira de peptídeos visando aplicações antivirais
LADEME CORREIA DE SOUSA
2020, “Meu caro general”: as correspondências entre Arthur Reis e importantes intelectuais, políticos e militares durante o governo civil-militar no Brasil (1964-1985)
LAURO ROBERTO DO CARMO FIGUEIRA
2022, EXPRESSÃO DO REALISMO MARAVILHOSO NA POÉTICA NARRATIVA OITOCENTISTA PARAENSE
LEANDRO PANSONATO CAZULA
2020, ANÁLISE GEOAMBIENTAL DOS USOS DA TERRA NA MESORREGIÃO DO BAIXO AMAZONAS PARAENSE
2020, APROPRIAÇÃO PRIVADA DE TERRAS PÚBLICAS POR MEIO DE FERRAMENTAS DE LEGISLAÇÃO AMBIENTAL NA SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL 30 – SANTARÉM/PA – INCRA
LIVIANE PONTE REGO
2022, Plataforma Adaptativa de Avaliação e Diagnóstico Pedagógico de Texto
LORENA LOPES DA COSTA
2020, Heróis rosianos: a falsificação para se pensar a estória e a História Este processo é continuidade do projeto de pesquisa que consta no Processo Físico no 23204.002242/2019-65
LUIS REGINALDO RIBEIRO RODRIGUES
2017, INCT ADAPTA II - Centro de Estudos da Biota Aquática da Amazônia. SubProjeto - Impactos Antrópicos sobre a Biota Aquática do Oeste do Pará (GRUPO LGBIO-UFOPA)
LUIZ CARLOS LAURINDO JUNIOR
2020, Mundo do trabalho no Baixo Amazonas, século XIX: posse de escravos e exploração do trabalho livre
LUIZ FERNANDO DE FRANCA
2022, Projeto Kiriku: educação para as relações raciais e literatura infantil antirracista nos CEMEIs do município de Santarém-PA.
2020, África, Brasil e Amazônia: diálogos literários, culturais e pedagógicos
2020, Quilombolas na UFOPA: análise da situação acadêmica dos(as) estudantes quilombolas matriculados(as) nos cursos de graduação da Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA (2015-2018)
2020, Baobá: acesso e acompanhamento de estudantes quilombolas da UFOPA
MARCOS GERVANIO DE AZEVEDO MELO
2023, CIÊNCIA E ARTE COM ENFOQUE CTS: O UNIVERSO MIDIÁTICO COMO UM ESPAÇO INTERDISCIPLINAR DE PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA.
2020, ENTRELAÇANDO CIÊNCIA E CINEMA: A UTILIZAÇÃO DE FILMES E DOCUMENTÁRIOS COMO INSTRUMENTO DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICA.
MARIA ALDENIRA REIS SCALABRIN
2022, VOZES QUE CONTAM A HISTÓRIA NÃO CONTADA
2021, Vozes que contam a história não contada
MARIA JULIA VEIGA DA SILVA
2021, URBANIZAÇÃO DE ASSENTAMENTOS PRECÁRIOS NA CIDADE DE SANTARÉM-PA
2021, POLÍTICAS URBANAS EM CIDADES AMAZÔNICAS: uma análise sobre a efetividade dos instrumentos e diretrizes propostos nos planos diretores municipais da década de 2000
MARIA LILIA IMBIRIBA SOUSA COLARES
2022, Políticas e gestão da educação em tempo integral em unidades escolares da Região Metropolitana da Santarém/PA
2019, A implementação da educação integral na região metropolitana de Santarém/PA: identificação e análise das singularidades, com vistas ao aprimoramento do processo
MARIA MIRTES CORTINHAS DOS SANTOS
2020, Educação Ambiental na Amazônia: um olhar na literatura, a partir dos anos 2010 a 2020
MARIA RAIMUNDA SANTOS DA COSTA
2020, Expansão e Memória da Educação Superior na Região Oeste do Pará
MIZANT COUTO DE ANDRADE SANTANA
2020, PRODUÇÃO DO ESPAÇO E TURISMO EM SANTARÉM - PA
NILTON VARELA HITOTUZI
2020, Documentação, Conservação e Educação Indígena: revisitando o sistema fonológico da língua Zo’é visando à produção de um sistema ortográfico unificado
NILZILENE GOMES DE FIGUEIREDO
2023, FEIRAS E CLUBES DE CIÊNCIAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE ESTUDANTES E PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
2020, ARTICULAÇÕES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR COM O ENSINO DE FÍSICA ATRAVÉS DE TEMAS E ENSINO POR INVESTIGAÇÃO
PAULA DE MATTOS COLARES
2021, A escola nas rotas de conhecimento dos Ashaninka do rio Amônia
2020, Políticas de ação afirmativa na Ufopa: um olhar a partir da implantação da Formação Básica Indígena
RAFAEL ZILIO FERNANDES
2024, Análise comparativa das práticas espaciais de autodemarcação, retomada e monitoramento territorial de Terras Indígenas
2022, FEDERALISMO E POLÍTICA DE ESCALAS NA LUTA DOS POVOS INDÍGENAS: UM OLHAR A PARTIR DO BAIXO TAPAJÓS
2020, TERRITÓRIOS DE RESISTÊNCIA E O SENTIDO DE AUTONOMIA PARA POVOS TRADICIONAIS E ORIGINÁRIOS ATINGIDOS POR GRANDES PROJETOS ESPACIAIS NO OESTE DO PARÁ
RAIMUNDA LUCINEIDE GONCALVES PINHEIRO
2024, SinBiAm – Sínteses da Biodiversidade Amazônica
RAIMUNDO NONATO VIEIRA COSTA
2021, APLICAÇÃO DA TEORIA DOS PROTÓTIPOS AO ENSINO DE MORFOSSINTAXE EM TURMAS DE NÍVEL BÁSICO
RICARDO BEZERRA DE OLIVEIRA
2017, REDE NORTE E NORDESTE DE FITOTERAPICOS (RENNOFITO)
RODOLFO MADURO ALMEIDA
2020, Modelagem matemática e aplicações
RODRIGO MEDEIROS DOS SANTOS
2020, Educação Inclusiva: o Ensino de Matemática e Física para Alunos com Deficiência Visual
SERGIO ANTONIO DE SOUZA FARIAS
2022, Rutin, Myricetin e Baicalein: 3CLpro
2022, CONTEXTUALIZANDO O DEBATE (E O COMBATE) NECESSÁRIO À UMA EDUCAÇÃO ANTIDIALÓGICA
2021, Estudo Teórico de Flavonoides
SILVIA CRISTINA BARROS DE SOUZA HALL
2021, Emoções no ensino/aprendizagem da lingua inglesa
SINARA ALMEIDA DA COSTA
2020, EDUCAÇÃO INFANTIL: Currículo e práticas na perspectiva da teoria histórico-cultural
SOLANGE HELENA XIMENES ROCHA
2021, Desenvolvimento Profissional Docente em Comunidades Colaborativas
2020, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE EM COMUNIDADES COLABORATIVAS
THAIS ELIAS ALMEIDA
2021, Filogenômica, diversificação fenotípica e de nicho em samambaias neotropicais
VANICE SIQUEIRA DE MELO
2022, Entre o Grão-Pará e o Mato Grosso: os caminhos fluviais do Madeira e Tapajós (1775 - 1822)
2021, Espaços indígenas e produção agrícola nas capitania do Pará e Rio Negro (1750-1777)
WANIA ALEXANDRINO VIANA
2020, Defesa e Povoamento no Baixo Amazonas Colonial: as fortificações de Óbidos e Santarém
 
116 Projeto(s) encontrado(s)

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp2.ufopa.edu.br.srv2sigaa vSNAPSHOT