Projetos e Programas

Projetos de pesquisa vigentes

1. Vozes que contam a história não contada

Coordenadora: Profa. Dra. Maria Aldenira Scalabrin 

Resumo: Trata-se de pesquisa em andamento, com duração de um ano (agosto/2021 a agosto/2022) que visa registrar as memórias e as histórias de 2 escolas quilombolas do planalto santareno, EMEF São Pedro, na comunidade quilombola Bom Jardim e na EMEIF São João, na comunidade quilombola Tiningu, à luz da exotopia bahktiniana e da Tríade Dialógica do Sujeito da Linguagem, a fim de se perceber como ocorre a relação espaço-escola com o ensino-aprendizagem dos educandos. Neste momento ocorrerá a coleta dos dados. A metodologia dar-se-á da seguinte forma: i. seleção de bolsistas; ii. estudos bibliográficos; iii. capacitação para a acadêmicos quilombolas do projeto de pesquisa; iv. estudos bibliográficos; v. coleta de dados; vi. transcrição dos dados coletados; vii. realização e participação em eventos; viii. elaboração de relatório parcial; ix. elaboração de 2 planos de trabalho para os voluntários e 1 para a coordenação; x. elaboração de relatório parcial. Os eventos e a capacitação acima apontados serão realizados na modalidade remota em plataforma virtual a ser definida. A coleta de dados pelos acadêmicos quilombolas ocorrerá nas comunidades onde os participantes do projeto residem, considerando os protocolos de segurança e, também, o fato de que já ocorreu vacinação da primeira e da segunda dose das vacinas para covid-19, nas comunidades quilombolas de Santarém-PA. A pesquisa está em andamento, devendo estender-se até o final de 2022 conforme previsto no cronograma.

blog: https://vozesquecontamaldenirascalabrin.blogspot.com/

 

2. Processos referenciais em narrativas orais amazônicas implicações sociocognitivas e culturais 

Coordenador: Prof. Dr. Heliud Luis Maia Moura

Resumo: Este projeto tem por objetivo estudar os processos referenciais construtores de narrativas orais em circulação no universo amazônico, o que requer a coleta, registro e armazenamento de dados relativos a essas narrativas, investigando-se as formas como tais processos se realizam e o que revelam da cultura amazônica, especificamente da Amazônia Paraense. Tem como base teórica as postulações de Koch (2003, 2004, 2008), Marcuschi (2007, 2008) e Moura (2014, 2016), a partir dos quais analiso os processos em questão.

 

3. Atividades de leitura e escrita na Educação Básica: contextos, reflexões e propostas

Coordenador: Prof. Dr. Heliud Luis Maia Moura

Resumo: Este projeto tem por objetivo estudar as produções de leitura e de escrita na Educação  Básica, tendo em conta o pressuposto de que as atividades que levem a essas produções estão  na dependência das concepções metodológicas dos professores acerca do que constitui tais  atividades. Tem como fundamento teórico as postulações de Koch (2003, 2004, 2008); Koch e  Elias (2009); Marcuschi (2007; 2008); Bazerman (2006,2011); Schneuwly e Dolz (2004);  Bunzen e Mendonça (2013); Bakhtin (2006, 2010a, 2010b, 2016) e Moura (2017), que  constituem a base epistemológica para o estudo dos fenômenos sob investigação. A realização  do Projeto supõe a realização concomitante de ações de extensão e formação docente, conforme  explicitado na justificativa e na metodologia.

 

4. A leitura como espaço para a formação de professores da Educação Básica: há um outro caminho?

Coordenador: Prof. Dr. Heliud Luis Maia Moura

Resumo: Este projeto tem por objetivo investigar o modo como a leitura, enquanto processo formativo, tem contribuído para a formação dos docentes de Língua Portuguesa e para suas atividades pedagógicas no âmbito da Educação Básica, compreendendo que a leitura se constitui como eixo básico para a formação dos professores. Tomo como referencial teórico as postulações de Bakhtin (2010), Colomer e Camps (2002), Kleiman (2007, 2011, 2013, 2016), Koch e Elias (2009a, 2009b), Machado, Castanheira, Bessa e Oliveira (2012), Moura (2005, 2009, 2014, 2016) para os quais a leitura constitui uma atividade central não só para formação do docente como também para a consecução de ações pedagógicas significativas no âmbito da formação do aluno cidadão crítico-reflexivo.

 

5. Projeto História do porguguês amazônico: um estudo da mudança linguística em contextos e práticas socioculturais de comunidades das regiões do Médio e Baixo Amazonas.

Coordenador: Prof. Dr. Heliud Luis Maia Moura

Resumo: Este projeto tem por objetivo estudar a história do português amazônico, especificamente nas regiões do Baixo e Médio Amazonas Paraense, objetivando-se a coleta, registro e armazenamento de dados relativos ao uso do português nessas comunidades, assim como a análise, em diferentes gêneros textuais, de elementos de âmbito morfológico, lexical, sintático e textual-discursivo, que revelam determinados estágios referentes ao uso da língua portuguesa. As bases teóricas que embasam esta pesquisa estão ancoradas em Castilho (1998, 2003), Faraco (1998), Mattos e Silva (2008), Teyssier (1997), os quais, sob diferentes fundamentos teóricos, tratam das transformações ou mudanças pelas quais uma determinada língua passa no decurso de diferentes processos históricos.

 

6. Estudos Culturais, Literatura e Cinema em Língua Inglesa: relações entre as formas narrativas e a matéria histórica.

Coordenador: Prof. Dr. Elder Koei Itikawa Tanaka

Resumo: Esse projeto tem o intuito de promover o estudo de manifestações culturais oriundas de países anglófonos, e fomentar a análise crítica e ampla desses objetos ao incorporar não só o cânone, mas também produções ditas culturalmente marginais. Por meio do desenvolvimento do espírito crítico, as pesquisas deste projeto buscam capacitar o futuro professor a interpretar fenômenos culturais que o cerca, dando-lhe condições de trabalhar com materiais de interesse de seus alunos.

 

7. Documentação, conservação e educação indígena: revisitando o sistema fonológico da Língua Zo'é visando à produção de um sistema ortográfico unificado

Coordenador: Prof. Dr. Nilton Hitotuzi

Resumo: A pesquisa proposta neste projeto, de natureza etnográfica e descritivo-analítica, tem por objetivo geral contribuir para a preservação e o fortalecimento da língua e da identidade do povo Zo’é. Considerando a ampla variedade de ações com potencial de contribuir para a consecução desse objetivo, delimitaram-se as seguintes ações para esse fim: (i) fazer levantamento do estado da documentação da língua e da cultura do povo Zo’é; (ii) realizar gravações de falas de membros do povo Zo’é, classificadas provisoriamente em rotinas diárias, eventos históricos, lendas, canções, poemas, mitos, relatos de experiências e coletânea de palavras, expressões e sentençaselicitadas; (iii) produzir um quadro fonológico da língua Zo’é unificado quanto ao número, à classificação e à simbologia utilizada para representar os fonemas dessa língua por meio de uma reanálise fonética e fonológica a partir de dados primários; iv) divulgar a língua e a cultura Zo’é por meio digital e impressa, o que envolve a criação de website para registro e armazenamento da documentação da língua e da cultura Zo’é, dicionários bilíngues digitais (Zo’é-Português e Português-Zo’é), tradução para o inglês do dicionário produzido por Castro, Luz e Carvalho (1993) e produção de uma sketch Grammar da língua Zo’é. Além dos produtos acadêmicos e não-acadêmicos que a pesquisa pode gerar, espera-se que a sua maior contribuição seja a conservação e o fortalecimento da língua e da cultura do povo Zo’é.

 

8. Língua, gramática, variação e ensino

Coordenadora: Profa. Dra. Ediene Pena Ferreira

Resumo: Língua, Gramática, variação linguística e ensino é um projeto de caráter temático que reúne pesquisas de três professores doutores, de seus orientandos de graduação e pós-graduação e de ex-alunos pesquisadores voluntários, em torno da questão do ensino escolar de Língua Portuguesa na perspectiva da formação omnilateral. O programa, que se estrutura em duas grandes vertentes: uma de caráter conceitual e outra de caráter empírico-aplicado; se articula com as atividades de descrição linguística desenvolvidas pelo Grupo de Estudos Linguísticos do Oeste do Pará – Gelopa, liderado pela profa. Ediene Pena Ferreira, tendo como principal interlocutor e colaborador o Grupo de Estudos, Pesquisas e Intervenção em Leitura, Escrita e Literatura na Escola. Apresenta os seguintes eixos temáticos: a)Educação linguística: norma e variação, com dois subprojetos: I - Análise de gramática escrita por linguistas; II - Diagnóstico sociolinguístico de escolas públicas do oeste paraense em contexto plurilíngue ; b) Que é da língua de ensinar na escola?; c) Leitura e interdisciplinaridade.


9. África, Brasil e Amazônia: diálogos literários, culturais e pedagógicos

Corodenador: Prof. Dr. Luiz Fernando de França.

Resumo: O projeto de pesquisa África, Brasil e Amazônia: diálogos literários, culturais e pedagógicos, tem por objetivo principal desenvolver estudos de produções literárias e culturais africanas, brasileiras, afro-brasileiras, afro-amazônicas e quilombolas. Em perspectiva comparada, o trabalho de análise, considerando as relações entre literatura, cultura e a vida social, pretende caracterizar manifestações dos países africanos de língua portuguesa e da diáspora negra no Brasil e na Amazônia procurando identificar possíveis diferenças e aproximações estéticas, discursivas e temáticas. Além do trabalho de análise, o projeto pretende também produzir materiais didáticos para ao ensino de literatura africana e quilombola na Educação Básica, conforme determina a Lei 10.639/2003.


10. Pós-Colonialidade, Americanidade, Amazonicidade, Localidade: expressão do realismo maravilhoso na poética narrativa oitocentista paraense.

Coordenador: Prof. Dr. Lauro Roberto do Carmo Figueira

Resumo: A pesquisa apresenta um recorte sobre o conjunto de crenças, valores e costumes, da Amazônia pós-colonizada. Esta primeira parte da investigação privilegiou obras de dois escritores paraenses, Inglês de Sousa e José Veríssimo, tendo em vista o ciclo Cenas da vida do Amazonas (1876-1893), do primeiro, e as Cenasdavida do Amazonas (1899), do segundo. Os estudos se pautaram a partir da formulação teórica do Realismo Maravilhoso derivada das reflexões do escritor e teórico Alejo Carpentier (1949). Ainda, contribuíram para debates e análises, sobre a perspectiva da criação literária de Carpentier, a autora Irlemar Chiampi (1980) e Leonardo Padura (1987), entre outros. A investigação sobre o extraordinário e o contexto histórico de formação cultural complexa na Amazônia pós-colonizada, nas obras desses escritores, manifestam consonâncias à formulação teórica do Realismo Maravilhoso. Desse modo, as obras, destes ficcionistas distinguem-se da perspectiva nativista do Sertanismo romântico oitocentista, e apresentam um novo modo de se observar a realidade com objetividade histórica e científica, conforme os as diretrizes de entendimento acerca das américas colonizadas (PADURA, 1987). O recorte escolhido para a consecução dos trabalhos implicou, também, na abordagem do imaginário sob o enfoque da Crítica Fenomenológica (BACHELARD, 1989; DURANT, 2002), pois desenvolve reflexões congruentes às do Carpentier.  As conclusões parciais apontam para uma realidade de saberes múltiplos da população amazônica, constituída por diversas etnias a partir de 1616, depois da colonização lusitana na Amazônia. Muitos desses saberes ora se ajustam às projeções de crenças locais ou regionais, ora, nesse mesmo lócus, os conhecimentos engendram tensões por estarem desalinhados historicamente. O saber urbano, escolar, colide com crenças, usos e costumes populares. O real e o maravilhoso confluem a abarcar a consolidação e a transitoriedade de crenças, valores, costumes e linguagens, na Amazônia, conforme demonstram as obras dos ficcionistas pesquisados, referidos acima. Os estudos ainda estão em estágios iniciais. 

 

 

Projetos/Programa de extensão vigentes

1. Projeto: Inglês no Campus

Coordenador: Prof. Dr. Elder Koei Itikawa Tanaka

Colaboradoras: Profa. Ma. Kátia Lais Schawade de Jesus Oliveira e Profa. Dra. Silvia Cristina Barros de Souza Hall

Resumo: O projeto de extensão “Inglês no Campus” atende a uma demanda da comunidade santarena por cursos de inglês que aliem acessibilidade e qualidade. O objetivo, no atual contexto pandêmico, é promover a integração entre a Universidade e a Comunidade Externa de maneira segura por meio do oferecimento de um curso online que dê a oportunidade de regência aos licenciandos do curso de Letras-Inglês em um contexto fora do Ensino Fundamental e Médio, ao mesmo tempo em que se democratiza o acesso ao conhecimento da Língua Inglesa.

 

2. Programa de extensão: Língua além dos muros

Coordenadora: Profa. Dra. Ediene Pena Ferreira

Vice-coordenadores: Profa. Dra. Celiane Sousa Costa e Prof. Dr. Roberto do Nascimento Paiva

Resumo: O programa de extensão Língua além dos muros agrega os projetosConversa com o GelopaGelopacast Roda de conversa “nós do Norte”. São ações que buscam divulgar o conhecimento científico relacionados aos temas linguagem, arte, cultura, língua, descrição e análise de línguas, ensino de língua. Em formatos diferentes e para públicos diferenciados, os três projetos têm em comum a discussão de pesquisas linguísticas com um público que nem sempre tem acesso à universidade.


3. Crime, Mystery and Thriller Book Club

Coordenadora: Profa. Dra. Silvia Cristina Barros de Souza Hall

Resumo: Esse projeto de extensão tem como objetivo principal incentivar a leitura em língua inglesa através do gênero literário “Suspense”, mais especificamente com obras literárias consideradas “Crime, Mystery, and Thriller Novels”. De acordo com Silva (2011), a curiosidade humana é a engrenagem principal para que livros, filmes, peças e séries de suspense sejam tão populares. Desvendar enigmas ou solucionar casos, sempre desafia o imaginário e desperta interesse, segundo este autor. Não à toa, muitos dos demais gêneros como o terror, o horror e as grandes sagas, comumente lançam mão dos artifícios do suspense (Silva, 2011). Dessa forma, este clube de leitura em língua inglesa também lança mão dos artifícios do suspense presentes nos livros sugeridos para, de acordo com as ideias de Moita Lopes (1996) sobre os benefícios da leitura, fornecer aos participantes uma base discursiva por intermédio do seu engajamento e negociação do significado via discurso escrito que poderá́ ser ampliada, posteriormente, através do discurso oral.

  

4. Projeto: Cursinho quilombola: preparando estudantes quilombolas para o Processo Seletivo Especial da UFOPA - PSEQ

Coordenador: Prof. Dr. Luiz Fernando de França

Resumo: O Cursinho Quilombola é um projeto de intervenção social que tem por objetivo contribuir na preparação dos quilombolas interessados em participar do Processo Seletivo Especial Quilombola da UFOPA - PSEQ. Nesse sentido, o projeto se constitui como fase pré-universitária de formação de estudantes que já concluíram ou que estão concluindo o Ensino Médio, com ênfase na oferta de aulas de leitura e interpretação de textos sobre história, cultura e território quilombola. Todavia, considerando sua estreita relação com o movimento quilombola, o cursinho também se coloca no contexto atual como instrumento de mobilização da juventude quilombola e negra para a luta pela garantia de direitos, para o enfrentamento do racismo e para a valorização e dos elementos culturais e identitários que envolvem a população negra como um todo e as comunidades quilombolas de forma específica.


5. Capacitação discente para projeto de pesquisa

Coordenadora: Profa. Dra. Maria Aldenira Scalabrin

Resumo: O presente projeto tem por objetivo capacitar acadêmicos voluntários do Projeto de Pesquisa “Vozes que contam a história não contada” – Iced/Letras (Port. n. 179/2020-DPE/Ufopa, de 1 de abril de 2020), a fim de que estejam aptos a realizar atividades básicas inerentes às ações da pesquisa, com o uso das tecnologias, tais como: edição de textos, vídeos, fotografias e assuntos relacionados à Linguística Textual, mais especialmente sobre a percepção/concepção de sujeito, na perspectiva bakhtiniana. Os resultados da capacitação estarão diretamente voltados para o preparo de material para o evento II Mostra das Escolas Quilombolas de Santarém-PA – Planalto, possivelmente ocorrerá na modalidade virtual, a ser realizada na semana da consciência negra, em novembro, em local a ser definido pela Foqs. O evento visa contar as histórias das escolas quilombolas de Santarém, na perspectiva dos acadêmicos (as)/Ufopa, enquanto sujeitos das suas histórias. Assim sendo, haverá participação efetiva dos voluntários deste projeto como forma de aprender pela experiência. No final das ações, espera-se obter um acervo histórico e linguístico sobre o lócus da pesquisa, oportunizando, assim, publicações e participação em eventos, sejam nacionais e/ou locais.

Blog: https://aldenirascalabrinufopa.blogspot.com/


 

Projetos integrados (ensino/pesquisa/extensão) vigentes

1. Contextos e identidades de estudantes da periferia: um estudo a partir da Análise do Discurso Crítica

Coordenador: Prof. Dr. Heliud Luis Maia Moura

Resumo: O objetivo geral é estudar os contextos culturais e suas identidades na periferia de Santarém a partir dos conceitos da Análise do Discurso Crítica.

 

 

 

Projetos encerrados

1. Situação sociolinguística dos indígenas na Amazônia central

Coordenadora: Profa. Ma. Denize de Souza Carneiro

Resumo: O presente projeto tem o objetivo de fazer um levantamento da situação sociolinguística dos indígenas residentes na Amazônia central, principalmente, no espaço urbano. Nosso interesse em documentar a situação das línguas indígenas nas urbes surge em função do aumento da população indígena nas últimas décadas não apenas nas antigas áreas de ocupação e reservas, mas também nas cidades. Porém, nesses espaços, dificilmente conseguem continuar usando sua língua, pois, a necessidade de se integrar à vida da cidade e de garantir melhores condições de vida para sua família leva ao abandono de aspectos da sua cultura. Assim, sob a ótica da Sociolinguística qualitativa, buscamos conhecer: o nível de bilinguismo e/ou monolinguismo, o valor funcional das línguas ainda faladas e a atitude linguística, tendo em vista dar visibilidade à situação das línguas nativas e colaborar com os indígenas na definição de políticas linguísticas que favoreçam sua língua no espaço urbano.

 

2. Aspectos morfossintáticos da Língua Sateré-Mawé

Coordenadora: Profa. Ma. Denize de Souza Carneiro

Resumo: Este projeto objetiva dar continuidade aos estudos da morfossintaxe Sateré-Mawé, iniciado por Franceschini em 1998. Trata-se de descrever e analisar aspectos gramaticais desta língua ainda não estudados, como os enunciados complexos. O projeto será desenvolvido no âmbito da Linguística Descritiva, sob a ótica da Linguística Funcionalista, com ênfase no Funcionalismo Estrutural francês, com base em trabalhos de autores com experiência e reflexão sobre a descrição de línguas como Claude Hagège (1982), Gilbert Lazard (1994) e Denis Creissels (2006).

 

3. Projeto: Balaio de Culturas: memórias, histórias, saberes e fazeres

Coordenadora: Profa. Ma. Denize de Souza Carneiro

Resumo: À luz da estratégia-metodológica da pesquisa-ação, este projeto tem dois propósitos principais: (i) promover a igualdade de oportunidades aos indígenas internos e externos à Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), a partir das realização de atividades que propiciem acesso à informação e conhecimentos práticos, necessários para a permanência escolar e universitária como palestras, cine debates (temas diversos), oficinas (educação financeira e outras) e cursos de curta duração (informática, audiovisual e outros); (ii) contribuir para o fortalecimento cultural indígena a partir da realização de ações de extensão universitária nas aldeias. Trata-se de oficinas, palestras, cine debates e outras atividades a serem realizadas em comunidades do Baixo e Alto Tapajós e da região do Trombetas, que envolvem questões indígenas de âmbito regional e temas específicos. Espera-se que essas atividades contribuam para fortalecer o “ser indígena” e para justiça e inclusão social.

 

4. Ficção e Realidade nos Romances do Ciclo da Borracha: Literatura, História e Memória Cultural da Amazônia dos séculos XIX e XX.

Coordenador: Profa. Dra. Ana Maria Vieira Silva

Resumo: O Projeto de pesquisa “Ficção e realidade nos romances do Ciclo da Borracha: Literatura, História e Memória Cultural da Amazônia dos séculos XIX e XX” teve como principal objetivo promover a leitura e a análise das narrativas literárias do Ciclo da Borracha. A pesquisa visou ao estudo analítico-comparativo de seis romances que abordam o ciclo da borracha: A Selva (Ferreira de Castro); Beiradão (Álvaro Maia); O Amante das Amazonas (Rogel Samuel); Galvez, o imperador do Acre (Márcio Souza); Mad Maria(Márcio Souza) e A árvore que chora (Vicki Baum) e se propôs a realizar a investigação de textos literários para a compreensão do conteúdo tratado pelos autores, situando-os no contexto histórico. O trabalho foi realizado visando abrir espaço para a experimentação de uma alternativa metodológica de exame da obra literária como repositória de acontecimentos históricos. O texto literário foi tratado como fonte de pesquisa histórica, como um meio de interpretação que privilegia a atenção para com o tema tratado pelo(a) autor(a). Acredita-se que o objeto de estudo proporcionou a realização de um estudo interdisciplinar, salientando as relações de identidades e as especificidades da Literatura e da História. O estudo da obra em questão foi embasado em teorias comparatistas, que tiveram o propósito de identificar semelhanças e diferenças entre literaturas de línguas e nações distintas que abordassem a mesma temática – o ciclo da borracha. Em seu primeiro ano de execução, cumpriu a maioria das atividades previstas, destacando-se como principal resultado alcançado a realização do I Seminário de Literatura Comparada – I SELC, que teve como objetivo discutir, em palestras, mesas redondas, minicursos e oficinas, a relação Literatura-História-Cultura da Amazônia, conforme a proposta do projeto.

 

5. Lesson Study no Estágio Curricular Supervisionado em Língua Inglesa: um estudo piloto na Universidade Federal do Oeste do Pará.

Coordenadora: Prora. Ma. Kátia Lais Schwade de Jesus Oliveira

Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo central conhecer fatores envolvidos na adoção daLesson Study (LS) como prática norteadora das atividades desenvolvidas no componente Estágio Curricular Supervisionado em Língua Inglesa do curso de Letras-Inglês da Ufopa. O estudo fundamentou-se na LS (DUDLEY, 2015; FERNANDES; YOSHIDA, 2012; LEWIS; HURD, 2011; INPRASITHA et al., 2015) e nos conceitos de Prática Reflexiva (SCHÖN, 1983, 2000; ZEICHNER, 2008; FREIRE, 2011; PERRENOUD, 2002); Comunidades de Prática (WENGER, 1998); Conhecimento Pedagógico de Conteúdo (SHULMAN, 1986) eCapital profissional (FULLAN; HARGREAVES, 2012). Além da pesquisa bibliográfica, a investigação envolveu duas etapas de estudo empírico – ano de 2018 o qual ocorreu na turma de Letras-Inglês 2015 e ano de 2019 que foi desenvolvido com os discentes de Letras-Inglês 2016, ambos nas disciplinas de estágio supervisionado de observação e regência. Nesse relatório, são apresentados dados referentes à segunda etapa de execução da pesquisa, assim como uma análise global das informações reunidas e experiências vividas ao longo dos dois momentos do processo investigativo. Os dados do segundo ano de pesquisa foram gerados por meio das notas de campo (BOGDAN; BIKLEN, 1994) da pesquisadora, dos relatórios de estágio de regência elaborados pelos discentes e pelo questionário aplicado à docente colaboradora ao final do semestre letivo 2019.2. Para a análise dos dados aplicou-se a análise temática proposta por Guest, Macqueen e Namey (2011). Os resultados apontaram influências positivas do modelo de estágio adotado na formação dos licenciandos; a valorização dos encontros de socialização semanais na Ufopa; dificuldades na relação com os professores mentores; a relevância do trabalho colaborativo para o aprendizado da profissão docente e a presença de um trabalho colaborativo orientado pela aprendizagem dos alunos e pela reflexão. Os dados, mostraram, ainda, a necessidade de formação contínua para os professores de inglês da nossa cidade, não em forma de eventos isolados, mas como um movimento permanente de aprendizagem e desenvolvimento da profissão; enfatizaram a urgência de uma melhor organização das práticas formativas do curso de Letras-Inglês da Ufopa de modo que não fique a cargo apenas do professor das disciplinas de estágio trabalhar a prática de ensino, a problematizar o ensino e aprendizagem de inglês e tudo que se insere nesse campo, pois se trata de um curso de formação de professores e isso deve perpassar todo o curso. É preciso haver uma “filosofia de formação” que engaje todos os professores formadores em torno de propósitos em comum ao longo de todo o curso, caso contrário, os efeitos da LS no aprendizado dos licenciandos serão comprometidos.

 

6. O ensino de língua portuguesa para crianças indígenas falantes não-nativas de português nas escolas públicas da área urbana de Santarém-Pará.

Coordenador: Prof. Dr. Raimundo Nonato Vieira Costa

A inserção de indígenas falantes não nativos de português nas escolas urbanas de Santarém está diretamente ligada à política da UFOPA em admitir indígenas para o seu quadro de alunos através do PSEI (Processo Seletivo Especial Indígena). Uma rápida análise dos resultados do PSEI/UFOPA dos anos de 2013 a 2016 demonstra que 80 (oitenta) indígenas tornaram-se alunos da universidade. Dentre esses, os falantes não-nativos de português são basicamente os Wai Wai e os Munduruku, os quais passaram a matricular seus filhos nas escolas da zona urbana de Santarém. A partir desse raciocínio, lança-se a hipótese de que as escolas públicas da área urbana não estão preparadas para lidar com falantes não-nativos de português porque os professores são graduados em Letras, cujo foco, na área de Língua Portuguesa, é o ensino de Português como L1. Assim, este projeto almeja, de um lado, identificar e caracterizar o processo ensino-aprendizagem de crianças indígenas falantes não-nativos de Português; de outro, determinar se o rendimento escolar de tais alunos está ligado ao domínio da língua portuguesa; por fim, procura investigar o grau de assimilação da língua portuguesa e suas correlações com a negação da própria língua materna. A metodologia envolveu pesquisas bibliográficas, que ocorreram em duas direções: (i) concernente à legislação que efetivou a educação diferenciada indígena no país e (ii) aos processos e discussão conceitual sobre ensino de português como L2, particularmente para indígenas. As atividades de campo compreenderam idas às escolas para acompanhamento das atividades escolares e seus atores. O projeto busca trazer a lume as práticas de linguagem nas escolas urbanas de Santarém- Pará, particularmente naquilo que tange aos efeitos de sentido e práticas discursivas existentes em seu interior e, ao mesmo tempo, considerar junto ao poder público, as possibilidades de uma política linguística voltada para um ensino bilíngue.

 

7. Hierarquia de pessoa em línguas Tupi.

Coordenador: Prof. Dr. Raimundo Nonato Vieira Costa

Resumo: Hierarquia de pessoa é um traço morfossintático existente em algumas línguas, através do qual a codificação pessoal afixada ao verbo transitivo é determinada por uma superposição da primeira pessoa do singular sobre a segunda e a terceira pessoas do singular; e da segunda pessoa do singular sobre a terceira. De uma forma geral, a hierarquia de pessoa é uma zona da hierarquia referencial. Ou seja, do ponto de vista da capacidade que toda língua tem de denotar e delimitar a que elemento do mundo real ela se refere, há uma escala que vai, digamos assim, do mais referencial ao menos referencial. Quanto mais alto na escala, maior a capacidade da classe de vocábulos para definir, delimitar, indicar o referente. Assim, após o trabalho de SILVERSTEIN (1976), existe a seguinte grade: 1a> 2a.>3a.>Nomes próprios>Nomes comuns> etc. Há trabalhos também de Jeffrey HEATH (1998) sobre o mesmo tema. No Brasil, o primeiro trabalho a tratar desse tema foi um artigo de MONSERRAT & FACÓ SOARES (1984), em que há um tratamento, ainda com o nome de Hierarquia Referencial, sobre os papéis semânticos e as relações hierárquicas entre as pessoas do discurso. Os processos hierárquicos aparecem em várias línguas do mundo, evidentemente, aí incluídas as línguas indígenas brasileiras. A questão principal não é exatamente a hierarquia de pessoa, mas justamente o embate entre os papéis semânticos de agente pacientee, dentro disso, as relações de força entre as pessoas do discurso. São quatro os grupos maiores de línguas no Brasil, com a distribuição geográfica extensa e com vários membros: Tupi, Macro-Jê, Aruak e Karib. Há depois várias famílias menores, com número de línguas distribuídas mais compactamente. E finalmente, há as chamadas línguas isoladas, que não revelam parentesco com nenhuma das outras e que poderiam alternativamente ser consideradas famílias de um só membro. Este projeto de pesquisa, todavia, concentrou-se sobre o Tronco Tupi, que é composto por dez famílias linguísticas: a mais numerosa família é a Tupi-Guarani, com falantes em grande extensão da América do Sul, e que agrupa 21 línguas vivas atualmente. Duas famílias se concentram exclusivamente em Rondônia: Mondé (que compreende as línguas Mondé, Gavião, Cinta-Larga, Zoró), e Tupari (que compreende as línguas Tupari, Makurap, Sakirabiat). Sete famílias desse tronco estão, hoje em dia, limitadas a uma única língua: A família Awetí (Awetí), no alto Xingu, família Mawé (língua Sateré), entre o baixo Tapajós, o baixo Madeira e o Amazonas, Arikém (língua: Karitiana), Ramarâma (Karo), Munduruku (Munduruku), Juruna (Juruna) e o Poruborá (Puruborá). O projeto teve por objetivos: (a) identificar, de um lado, que tipo de hierarquia, se alguma, determina as marcas de pessoa indiciadas no verbo transitivo; de outro, qual a importância dos papéis semânticos (agente e paciente) no processo de marcação de pessoa no verbo; almejou ainda (c) caracterizar os tipos de morfemas marcadores de pessoa bem como determinar o grau de influência dessas marcas de pessoa no tipo de alinhamento sintático existente nessas línguas (nominativo, ergativo ou outro).

 

8. Metodologias para o Ensino da Literatura no Ensino Médio: pesquisa e construções de propostas.

Coordenador: Prof. Dr. Lauro Roberto do Carmo Figueira

Resumo: Muitos professores-pesquisadores entram em consenso sobre a relevância e a necessidade de o aluno do Ensino Médio acessar o texto literário tendo em vista a ativação interpretativa que suscita no leitor, e a competência sobre o domínio do vernáculo ao acessar textos ficcionais. O texto literário é a modalidade textual mais complexa entre todas as manifestações da linguagem escrita por sua natureza estilística. Dentre os objetivos, destacaram-se investigações bibliográficas acerca de metodologias ou ações sistematizadas em registros de pesquisadores que abarcassem a presença do texto literário no Ensino Médio; leituras dos documentos de orientação (PCNEM+, OCNEM, BNCC/EM, diretrizes curriculares nacionais para o Ensino Médio, etc.) gerados pela Secretaria de Educação Básica (SEB) para o Ensino Médio, além das LDBs, a partir de 1996; diligências em escolas do Ensino Médio para conhecer Projetos Pedagógicos e outros documentos atinentes ao ensino da Língua Portuguesa/Literatura; leituras comparativas entre livros e manuais didáticos e dos documentos norteadores da SEB para a construção de currículos. Estas pesquisas bibliográficas, reuniões com professores, diretores e técnicos da Secretaria Estadual de Educação, 5ª Unidade Regional de Educação (Santarém-PA), descrevem as atividades do período do último ano. A pesquisa expandiu fronteiras sobre a importância do texto literário na formação do aluno do Ensino Médio tangente ao domínio da escuta, da escrita e de processos hermenêuticos para além dos conteúdos de diferentes componentes curriculares e da sala de aula. Decorrente dos empreendimentos realizados, o diagnóstico da pesquisa aponta para fatores vários: os pesquisadores que debatem a formação literária no Ensino Médio definem reflexões, sugestões e críticas sobre a educação literária sem, no entanto, formalizar procedimentos sistematizados acerca do ensino da Literatura; os professores das escolas pesquisadas desconhecem quase por completo os documentos norteadores do MEC, que orientam a sua profissão; os Projetos Pedagógicos não incentivam criações de projetos de leitura; o livro didático ainda é o maior apoio do professor para a formulação do plano das aulas, maiormente em razão da falta de educação continuada, desse profissional. Por fim, as investigações concluíram que, apesar de existirem documentos de orientação nacional sobre a construção de currículos, suportes para erigir metodologias ou projetos de incentivo à leitura de textos literários, a partir da LDB/1996, inexiste uma literatura técnica acadêmica organizada com a finalidade de reunir o texto literário e o seu respectivo leitor.

 

9. Baobá: acesso e acompanhamento de estudantes de estudantes quilombolas da UFOPA

Coordenador: Prof. Dr. Luiz Fernando de França

Resumo: enquanto Projeto Integrado, esta proposição surge também da justaposição de três projetos acadêmicos convergentes já em funcionamento na UFOPA: 1) o projeto de pesquisa “Quilombolas na UFOPA: análise da situação acadêmica dos(as) estudantes quilombolas matriculados(as) nos cursos de graduação da Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA (2015-2018)”; 2) o projeto de ensino e acompanhamento “Redação acadêmica: práticas de escrita e leitura na universidade”; e 3) o projeto de extensão “Cursinho Quilombola: Preparando estudantes quilombolas para o ProcessoSeletivo Especial da UFOPA - PSEQ”.

 

 

 

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