Apresentação

ATENÇÃO ABAIXO A DIVUGALÇAO DAS NOTAS DO ENA 2025

Edital do Exame Nacional de Acesso Nº18 de 07/08/2024

 
A Comissão de Seleção do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) vem informar as notas individuais dos candidatos inscritos no Exame Nacional de Acesso - ENA 2025.

 

 

    • Gabarito – publicado em 21 de outubro de 2024

 

 

OBSERVAÇÕES (Conforme Edital n. 18/2023):

  • A solicitação de revisão de nota deve ocorrer até 30 de outubro de 2024, através do e-mail profmat.ufopa@gmail.com, conforme previsto no edital

  • O resultado da revisão de notas ocorrerá até dia 04 de novembro de 2024;

  • Será reprovado o candidato que obtiver menos de 50% (cinquenta por cento) de acertos, ou seja, menos de 15 acertos.

 

Coordenação do Profmat

 

 

No atual contexto educacional, onde o ensino de Matemática enfrenta constantes desafios, tanto em termos de engajamento quanto de eficácia, a necessidade de inovação e aprimoramento metodológico se faz cada vez mais presente. O Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) surge como um marco importante neste cenário, visando a formação de professores altamente qualificados e o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras. Este programa não apenas reconhece a importância crucial da Matemática na formação básica dos estudantes, mas também se dedica a explorar novas metodologias e tecnologias que possam tornar o aprendizado mais significativo e atrativo.

Neste contexto, apresentamos as principais linhas de pesquisa abordadas pelo PROFMAT, refletindo a amplitude e a profundidade com que o programa busca impactar a educação matemática no Brasil. As linhas de pesquisa abrangem desde a integração da Matemática na educação básica, utilizando tecnologias educacionais inovadoras, até a formação e capacitação continuada de professores, sem esquecer da importante missão de popularizar e divulgar a Matemática de maneira ampla e inclusiva. A seguir, detalharemos cada uma dessas linhas, evidenciando seus objetivos, métodos e impactos esperados na comunidade educacional e na sociedade como um todo.

Linhas de Pesquisa


Matemática na Educação Básica e suas Tecnologias

Essa linha tem como objetivo garantir uma compreensão sólida dos conceitos matemáticos essenciais para o ensino de Matemática da Educação Básica. Ela busca promover a relevância da Matemática no cotidiano e em futuras carreiras, proporcionando uma base para estudos posteriores em campos relacionados. Essa linha abrange a integração dos conceitos matemáticos da Educação Básica, concepção e utilização de tecnologias (softwares, aplicativos, recursos online, dentre outros), tornando o aprendizado da Matemática mais envolvente e prático.

Formação de Professores de Matemática da Educação Básica 

As pesquisas realizadas nessa linha focam na preparação e capacitação dos Professores de Matemática da Educação Básica. Esse processo de formação visa dotar esses profissionais com os conhecimentos matemáticos sólidos, necessários para desempenharem com excelência o papel de ensinar Matemática. Envolve o estudo aprofundado da Matemática, bem como a compreensão das necessidades e desafios dos alunos para enfrentarem desafios acadêmicos e cotidianos que requerem competência matemática, enquanto estabelece uma base sólida para futuros estudos e aplicações em diversas áreas da vida e carreira.

Divulgação e Popularização de Matemática da Educação Básica 

Essa linha de pesquisa se concentra na divulgação científica, com foco na Matemática, e em seu impacto no aprendizado e interesse na área. Ela explora tópicos como a comunicação científica na internet e sua relação com a tecnologia digital, a criação de Laboratórios de Matemática nas Escolas, e como visitas guiadas a museus e institutos de pesquisas científicas relacionadas à Matemática influenciam no interesse pela área. O objetivo é tornar a Matemática mais acessível para alunos do Ensino Fundamental e Médio.

Através dessas linhas de pesquisa, o PROFMAT se estabelece como um vetor de transformação na educação matemática, promovendo não apenas a excelência acadêmica, mas também a inovação pedagógica e a inclusão social.

 

Endereço Alternativo


Coordenação do Programa

  • - SERGIO SILVA DE SOUSA

    Telefone/Ramal: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento

  • - JOSE ANTONIO OLIVEIRA AQUINO

    Telefone/Ramal: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp1.ufopa.edu.br.srv1sigaa